Quais são os tratamentos possíveis?

Muitas pessoas procuram online uma solução rápida para os vasinhos e varizes. Mas a verdade é que os tratamentos devem ser individualizados e dependerão do estágio em que a doença se encontra e da gravidade dos sintomas, podendo também ser combinados para um resultado mais efetivo. Cada segmento de veia doente poderá necessitar de um tratamento diferente, ficando a critério do médico especialista indicá-los ou não.

Os tratamentos mais comuns são: mudança de estilo de vida, medicamentos orais, terapia de compressão (faixas e/ou meias de compressão), procedimentos como ablação por radiofrequência, escleroterapia, laser transdérmico e tratamentos cirúrgicos, dentre outros.

Mudanças de estilo de vida:

Dieta, postura, exercícios e fatores de risco que você pode mudar são essenciais para o tratamento da IVC.
Apenas 30 minutos de exercício por dia por 30 dias já começarão a fazer uma grande diferença.
Exercícios de resistência nas panturrilhas (musculação) também fortalecem a bomba da panturrilha o que favorece o retorno venoso do sangue.

Medicação oral:

Os medicamentos orais podem ajudar a reduzir os sintomas provocados pelas varizes em determinadas fases da doença, como: pernas cansadas, pesadas e inchaço. Eles também podem ajudar a evitar a progressão da insuficiência venosa crônica e serem aliados nos procedimentos indicados pelo seu médico.

Meias de compressão:

Favorecem o retorno do sangue, melhorando a circulação sanguínea. É necessário prescrição médica para adequar o tipo de meia a cada paciente.

Ablação térmica:

O procedimento usa energia térmica por meio de radiofrequência ou laser para tratar as varizes tronculares de maneira precisa e eficaz. É considerado um tratamento minimamente invasivo.

Escleroterapia química:

É injetado um medicamento dentro da veia doente que tem como objetivo fazer uma reação inflamatória e que ela desapareça. Pode ser líquida ou em forma de espuma densa.

Laser transdérmico:

Método não invasivo. É um tipo de luz muito específica aplicada com alvo nas veias a serem tratadas.

Tratamentos cirúrgicos:

Existem diversas técnicas que devem ser adaptadas a cada paciente para tratar as varizes e possíveis complicações.
Não deixe de procurar um médico especialista para fazer check-ups regulares, pois, como outras doenças crônicas (p.ex., cardíacas e diabetes), a IVC também tem a sua importância e cuidados devem ser tomados. A busca antecipada por tratamento médico permite prevenir a progressão da insuficiência venosa crônica.

Busque o tratamento com um especialista*.

*Você será direcionado à um serviço do site da SBACV, sem vínculo com o site Ame Suas Pernas.

Doença venosa: Quando o sistema circulatório é afetado. Laboratórios Servier do Brasil, 2019. Disponível em: https://servier.com.br/doenca-venosa-quando-o-sistema-circulatorio-e-afetado/. Acesso em: 30/06/2021.